Fala Bonitos! Hoje estou trazendo para você uma análise do ranking de vendas do mercado automotivo do Brasil, mas de uma forma diferente: vamos comentar de tudo que tem roda e que é emplacado, então vou incluir carro, utilitários, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários e outros (algumas máquinas que para maior segurança ou exigência de lei local foram emplacados).
E para começar temos em primeiro lugar a venda de carros liderando o ranking do mercado automotivo nacional, com 118.127 emplacamentos no mês de abril, contudo, foi uma retração de -19,18% em relação ao mês de março deste ano. Será que uma possível crise do setor pelos altos preços dos veículos novos pode estar afetando? Eu acredito sim, mas podemos ver que em relação ao mês de abril de 2022 tivemos um crescimento no mercado de 7,7%, então pode estar caro, mas o brasileiro ainda continua comprando mais que no último ano.
E sobre o restante do ranking teve diminuição também? Sim meus amigos, todos as categorias no mês de abril tiveram diminuição de emplacamentos em relação ao mês de março. As categorias que chamaram a atenção foram os caminhões e implementos rodoviários que em relação ao mês de abril de 2022 tiveram queda de -22,16% e -5,55%.
A boa notícia é que, no geral, o acumulado de janeiro a abril de 2023 de emplacamentos de veículos novos apresentou um crescimento de 17,94%, que indica que nosso mercado ainda caminha, com dificuldades, mas caminha, demonstrando a força de nossa economia perante qualquer adversidade.
As marcas mais vendidas por categoria são:
AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES
1ª LUGAR – GM
2ª LUGAR- VW
3ª LUGAR -FIAT
ÔNIBUS
1ª LUGAR – MERCEDES-BENZ
2ª LUGAR- VW/MAN
3ª LUGAR MARCOPOLO
CAMINHÕES
1ª LUGAR – VW/MAN
2ª LUGAR- MERCEDES-BENZ
3ª LUGAR- VOLVO
MOTO
1ª LUGAR – HONDA
2ª LUGAR- YAMAHA
3ª LUGAR SHINERAY
Lembrando que todos os dados são retirados do portal na Federação Nacional de Veículos automotores, referente ao mês de abril de 2023.