Quando você acha que o mercado vai lançar alguma coisa nova, eis que somos mais uma vez surpreendidos por mais um SUV compacto, ou será mais um Crossover ? Será que agora o Volkswagen Nivus ou o Fiat Pulse vão ter um concorrente à altura ? Descubra neste comparativo se o recém chegado Renault Kardian leva a melhor e qual SUV vale o seu rico dinheirinho.
O Novo Kardian
A Renault do Brasil apresenta o novo Kardian, um SUV compacto e de destino urbano que vai atender aos mercados da América do Sul e que vai chegar no nosso mercado em março de 2024. Como o Renault Kardian ainda não está sendo vendido nas concessionárias, até o fechamento desta matéria ainda não havia preço tabelado, mas acreditamos que o valor deve Partir dos R$100 mil reais nas versões de acesso e atingir o valor de mais de R$140 mil nas versões topo de linha. Salgado? Infelizmente estes sãos os valores que os seus concorrentes também praticam.
A plataforma do Kardian também é nova, o carro é todo baseado na plataforma atual do Clio Europeu, o que se traduz em maior refinamento, segurança e redução de peso.
Carro por metro quadrado
Quando o assunto é espaço interno, o segmento de SUV compactos destaca volume de porta-malas ou quantidade de porta objetos, mas ao se referir ao trio Kardian, Pulse e Nivus, o entre-eixo é a dimensão mais importante: Kardian tem 2,60 metros, Pulse 2,53 metros e Nivus com 2,56. São apenas 7 centímetros que separam o maior carro do menor, mas para o espaço dos passageiros do banco de trás esses números se traduzem em conforto e em joelhos que não vão encostar no banco da frente.
No espaço do porta-malas o Kardian briga bem com o Nivus: São 410 litros contra 415 litros do Nivus e 370 litros do Pulse. Se nas fotos você tem uma impressão que esses são carros grandes, sinto te dizer, mas o maior deles (Nivus) tem apenas 4,26 metros, o Kardian tem 4,12 metros e o Pulse é o menor também nas dimensões exteriores com apenas 4,09 metros. Apenas como comparação, o Volkswagen Polo tem 4,06 metros de comprimento.
Capacidades de SUV
Falar que essa categoria é realmente um SUV é forçar a barra, mas que estes carros possuem mais capacidades para encarar nossas ruas e estradas do que muitos carros comuns não podemos negar: O Kardian tem um vão livre, que é a altura do solo ao ponto mais baixo da carroceria do carro de 21 centímetros, enquanto Nivus tem 17,6 centímetros e Pulse com 19,6 centímetros. Para ajudar a chegar nestes números, todos os modelos têm em suas versões mais completas rodas de 17 polegadas, sendo que os pneus no VW são 205/55R17, no Fiat 205/50R17 e no Kardian também têm as medidas de 205/55R17, contudo são pneus Pirelli Scorpion de uso misto.
O ângulo de entrada ajuda a pular os quebra-molas sem arranhar ou quebrar os para-choques da frente do carro, e no Kardian, o ângulo de entrada é de 20 graus e de saída de 36 graus, Nivus com 18 graus de entrada e 26,1 graus de saída, e por último e não menos surpreendente o Pulse tem 20,4 graus de entrada e 31,6 graus de saída. Na prática, estes números apenas servem para você saber se aquelas ruas inclinadas vão fazer seu carro agarrar ou para fazer frente àquele seu amigo nas rodas de conversas e que tem um hatch e fala que passa em qualquer lugar com ele.
Conectados
Conheço pessoas que dormem com o celular na mão e que também acordam com ele na mão, outros que não conseguem mais começar o dia sem ter que checar todas as notificações que estão pulsando na parte superior de seus smartphones. Se você tem este perfil eu tenho dois conselhos: procure um terapeuta ou somente compre carros que consigam interagir com seu smartphone.
Nos carros deste comparativo temos bons argumentos para estarmos ainda mais conectados: centrais multimídias com conexão Android Auto e Apple car play.
No Kardian a central que equipa as versões topo de linha tem 8 polegadas e o cluster com 7 polegadas, já no Nivus topo de linha conta com o “VW PLAY” com tela colorida de 10 polegadas, cluster de instrumentos com 10,25 polegadass e App-Connect que permite a troca de informações do carro via internet. O Pulse conta na sua versão topo de linha Impetus com a central de 10,1 polegadas além do painel de instrumentos de 7 polegadas.
Segurança e motorista particular
Muitos de nós em algum momento de nossas vidas já pensou enquanto dirigias por horas: bem que esse carro poderia assumir um pouco a direção para mim enquanto eu descanso. Bom, ainda não é possível deixar totalmente o controle do carro para seguir nossa viagem, mas Nivus e Kardian tem sistemas de controle de cruzeiro autônomos com várias funções que auxiliam o motorista em viagens, tornando-as menos cansativas (e por que não mais divertidas?).
O Kardian possui 6 airbags , alerta de ponto cego, câmeras 360°, cruise control adaptativo (ACC), alerta de distância segura, alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência, assistente de partida em rampa além de limitador de velocidade além dos controles de tração e estabilidade.
O Nivus é outro modelo bem equipado na sua versão de topo, contando com ACC, frenagem autônoma, 6 airbags, alerta de frenagem de emergência, câmera de ré e sensores de estacionamento, sensores de chuva e crepuscular, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade.
No Pulse os sistemas de segurança e auxílio ao motorista ficam aquém do esperado: 4 airbags, controles de tração e estabilidade, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e controle de cruzeiro convencional, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de pista e comutação automática de farol, sensores de chuva e crepuscular.
Coração valente
Quando o assunto é potência, sempre queremos ter um carro com muita potência e baixo consumo, mas raramente encontramos a receita certa para nossos desejos. Os três carros comparados têm receitas iguais com motores de 1 litro de volume, três cilindros e são turbo alimentados, mas o resultado fica levemente diferente em cada um.
Potência
No Renault a potência ficou com 125 cv e 220Nm de torque, acoplado ao câmbio de dupla embreagem banhado à óleo e com 6 marchas.
No Volkswagen foi extraído a potência de 128 cv 2 200Nm de torque, mas com a receita de um câmbio convencional com conversor de torque e 6 marchas.
A Fiat conseguiu ser ainda mais diferente e extraiu de seu motor 130 cv e 200Nm de torque acoplado ao câmbio CVT, simulando 7 marchas pré-programadas.
São potências próximas com torques bem parecidos, mas com câmbios totalmente diferentes. Se eu tivesse que apostar em melhores números de desempenho principalmente na aceleração de 0 a 100 km/hora, com certeza eu apostaria no câmbio de dupla embreagem. O tempo de aceleração até os 100 km/hora no Nivus é de 9,9 segundos e do Pulse é de 9,4 segundos.
Consumo
Em relação aos números de consumo, o Kardian ainda não tem os dados divulgados, mas em conversas de bastidores falam em números de consumo rodoviário acima dos 16 km por litro com gasolina.
O Fiat Pulse tem números de consumo divulgados de 12 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (etanol) em ciclo urbano, enquanto os números na estrada são de 14,6 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol).
Já o Volkswagen Nivus tem o consumo maior que o Pulse, consumindo 10,7 km/l (gasolina) e 7,6 km/l (etanol) em ciclo urbano, enquanto os números na estrada são de 13,3 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol).
A melhor escolha
A decisão nunca é fácil quando temos modelos tão parecidos para a mesma proposta. De um lado temos um design que chama muita atenção no Nivus pelo seu estilo cupê, e de outro o estilo mais de hatch do Pulse, e ainda o estilo parrudo do Kardian.
Quando o assunto é segurança ponto para o VW e para a Renault, mas aí você também lembra que o acabamento no Fiat passa melhor impressão do que Renault e principalmente VW. A VW devolve a falta de acabamento premium com espaço interno, enquanto o Renault chama atenção com o espaço para os ocupantes.
No dia-a-dia percebemos que o VW conquista mais os clientes, mesmo sendo mais caro em sua versão topo, partindo de R$147.890,00 e o Fiat topo de linha a partir de R$133.490,00, e o Kardian não teve seu preço revelado, mas que não deve fugir destes números.
O acumulado de vendas até o mês de setembro de 2023 temos 37080 Nivus contra 32396 Pulse, mas ainda temos alguns meses para estes dados mudarem, mas e em 2024, será que teremos um concorrente para brigar com esses dois?
Um grande abraço e até a próxima aventura automotiva!