Que o mercado de SUVs é aquecido, isto não podemos negar. Somente em 2022 foram comercializados 470.464 automóveis e comerciais leves novos segundo a FENABRAVE, e destes mais de 24% foram SUVs. Mas e no mercado de usados, quais são os SUVs usados mais queridos dos brasileiros?
O mercado de SUV compacto no Brasil surgiu em 2003, com o Ford EcoSport, modelo derivado do hatch Fiesta, e que esbanjava estilo com direito até ao pneu fora do interior do carro, pendurado na porta do porta-malas. O espaço interno não era um diferencial, pois ainda que as dimensões externas fossem maiores que o Fiesta, o espaço interno era de um compacto.
Os queridinhos dos usados
Quando falamos em SUV geralmente lembramos de carros grandes, beberrões e que podem encarar terrenos ruins com a maior facilidade, no entanto, em nosso mercado, os SUVs que fazem sucesso têm outra receita: ser compacto, econômico, ter boa altura do solo e ter comportamento dinâmico bom para asfalto.
Com a receita pronta vamos aos resultados da preferência do mercado de SUVs usados: no mês de outubro de 2023, o SUV usado mais vendido foi o Ford EcoSport, com 11.825 unidades comercializadas incluindo todas as versões e gerações.
Em segundo lugar ficou o Jeep Renegade com 9.990 unidades comercializadas.
Finalizando o top 3 o irmão de marca Jeep Compass, com 9.715 unidades comercializadas.
No acumulado do ano de 2023 de janeiro a outubro o ranking ficou assim:
OUT | SET | AGO | JUL | JUN | MAI | ABR | MAR | FEV | JAN | TOTAL | |
EcoSport | 11.825 | 11.580 | 13.345 | 12.069 | 11.552 | 12.075 | 9.960 | 12.629 | 9.795 | 10.670 | 115.500 |
Renegade | 9.990 | 9.588 | 11.067 | 9.948 | 9.370 | 9.963 | 8.092 | 10.070 | 7.356 | 7.498 | 92.942 |
Compass | 9.715 | 9.036 | 10.379 | 8.626 | 8.613 | 9.060 | 7.336 | 9.206 | 6.772 | 6.812 | 85.555 |
HR-V | 8.263 | 7.975 | 9.180 | 8.020 | 7.743 | 8.154 | 6.636 | 7.722 | 5.626 | 6.208 | 75.527 |
Duster | 6.431 | 6080 | 7.042 | 6.320 | 5.986 | 6.538 | 5.475 | 6.760 | 5.126 | 5.603 | 61.361 |
Creta | 6.265 | 5.804 | 6.710 | 5.443 | 5.303 | 5.552 | 4.533 | 5.371 | 3.975 | 4.221 | 53.177 |
Tracker | 5.962 | 5.447 | 6.018 | 5.352 | 5.028 | 5.468 | 4.369 | 5.175 | 3.845 | 4.106 | 50.770 |
Kicks | 5.394 | 4.999 | 5.709 | 4.977 | 4.412 | 4.728 | 3.874 | 4.673 | 3.571 | 3.633 | 45.970 |
Meu SUV usado favorito
O EcoSport é o grande preferido no mercado de SUV usados, e mesmo com a Ford tirando o modelo de linha ao optar por vender no Brasil apenas modelos importados, não tirou o brilho e sucesso que o carro faz no mercado de usados.
O grande truque do EcoSport era ser um carro urbano com visual inspirado em carros fora de estrada, tinha boa altura do solo, o que permitia encarar aquelas estradas para o sítio no final de semana e manutenção barata, além de mimos até então reservados aos modelos maiores da Ford, como o porta-luvas refrigerado e um espaço extra sob o banco do carona. Os motores eram os mesmos usados na linha Fiesta, o 1.0 supercharger de 95 cavalos, o 1.6 8v zetec rocam aspirado de 98 cavalos e um motor 2.0 Duratec de 143 cavalos herdado do Focus.
O porta-malas era pequeno, contava com apenas 296 litros, já que era derivado de carro compacto, e a abertura era para o lado, exigindo mais espaço para sua abertura em vagas e garagens. Os motores 1.6 eram beberões, e o EcoSport somente conseguiu ser mais econômico no final de sua linha com a adoção dos motores DRAGON em 2017, gerando 137 cavalos.
Parado no tempo?
O SUV compacto da Ford abriu o nicho e ficou muito tempo sem concorrentes, o primeiro a tentar destronar o SUV foi o Renault Duster em 2011. Era mais equipado e tinha mais espaço. Contudo, a Ford sempre respondia aos concorrentes equipando mais seus produtos, mas ao longo dos anos isso foi insuficiente para continuar como o SUV compacto zero-quilômetro mais vendido. Contava com versões 4×2 e 4×4 AWD desde a primeira geração. A cereja do bolo 4×4 foi o modelo STORM na segunda geração lançado em 2018, contava com sistema tração integral com vetorização do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.
Entre os equipamentos mais cobiçados, algumas versões contavam com teto solar, central multimídia flutuante, bancos com revestimento em couro e até pneus RUNFLAT na versão Titanium no final da linha de 2019. Estes pneus podem rodar vários quilômetros furados e fazia o EcoSport adotar um visual mais limpo, abandonando o espete pendurado do lado de fora.
As principais reclamações do EcoSport eram os ruídos internos, a fragilidade das peças de suspensão e o acabamento simples para um modelo que tinha aspiração de ser um carro de meio de gama da Ford. Durante suas gerações ele ganhou câmbio automatizado powershift que foi outro grande motivo de polêmicas, devido aos seus problemas com o atuador eletrônico, e que somente foi resolvido com a adoção de um câmbio automático convencional com conversor de torque na linha 2017. Sobre o acabamento, a melhoria somente surgiu na linha 2018 com um facelift da segunda geração.
No conjunto da obra, o EcoSport ainda faz bonito perante os concorrentes mais novos, tem mecânica confiável e apesar de ser um Ford, tem manutenção barata, mas suas peças de lataria e acabamento ainda continuam sendo um problema em toda a estrutura de concessionárias e loja de autopeças.
Bom, já vimos que o Ford EcoSport conquistou o pódio no mercado de SUVs compactos usados, mas e os concorrentes? Bem, essa vai ser uma conversa para nosso próximo encontro. Então, te vejo lá! Abraços!