De um lado uma receita tradicional da Volkswagen com seu motor aspirado, carroceria de 2 portas e câmbio manual, do outro, a novidade com italiana da Fiat com turbo compressor, 4 portas e transmissão automática. Será que nesse comparativo entre a recém-chegada nova versão topo de linha Saveiro Extreme CD leva a melhor sobre a Strada Ultra CD turbo?
Luta antiga
O ano era 1982, e com sua construção moderna em comparação com a Ford Pampa, a Saveiro navegou em águas calmas por muito tempo, e somente depois de 13 anos sua vida calma começou a se tornar agitada: a pickup Corsa chegava com um design moderno e motores que davam um banho de economia na Volkswagem. Dois anos depois chegou a Courier, mas a ameaça real chegaria apenas em 1998 com a Fiat Strada.
Quem vê cara vê coração
Não resta dúvidas que visual é algo muito pessoal, e em tempos de faróis com led, lanternas que ocupam toda a extensão da traseira e algumas estranhezas que viram senso comum (alô Hyundai!), a Volkswagen optou em ser simples e realizar um leve facelift, com a receita caseira de mudar onde é mais barato: Dianteira e traseira e só.
No visual da pickup compacta da Volkswagen destacam novos alargadores de para-lama, novo capô mais alto com novas linhas, nova grade, novos faróis halógenos e grades com filete cromado, novo desenho das lanternas traseiras que agora são conectadas por uma faixa preta e novo para-choque traseiro. Em resumo, um visual que mudou levemente, mas ao meu ver, o visual antigo era mais bonito e moderno.
E interior? Não foi desta vez que vamos ver aqueles detalhes que já são vistos em Polo ou mesmo no conceito Tarok. Temos apenas o visual já conhecido de seu modelo anterior que remete sobriedade, e os acabamentos de plástico continuam, lembrando que é um ponto comum também nas pickups concorrentes.
A italiana Strada Ultra CD apresenta uma receita consagrada alcançado na sua última troca de geração, e na versão Ultra considero um avanço em modernidade: faróis e lanternas de neblina com iluminação em led, nova grade, novo aplique no para-choque dianteiro (estilo os saudosos adventure), um filete vermelho na grade, defletor cromado, alargadores de para-lamas, novas rodas e estribo lateral.
O interior da Strada não acompanha seu visual externo: baseado no Mobi, ainda que foi tentado camuflar a economia de projeto com multimídia e apliques coloridos, a essência do Mobi está lá quando você olha. A Fiat tem interiores mais bem-acabados, como no Argo, e deveriam ser aplicados nos modelos topo de linha da Strada para se diferenciar e fazer jus ao preço que é cobrado.
Time vencedor não se mexe?
Desde 2000 como a líder do segmento de pickup pequenas, a Strada pela primeira vez adota o motor turbo, com 1 litro de volume, gera potência de 130 cv com etanol e 125 cv no suco de dinossauro (gasolina), além de ótimo torque máximo de 20,4 mkgf a partir de 1750 rpm. Outra mudança que foi uma quebra de paradigmas no segmento e um pedido recorrente dos clientes, foi sua transmissão, que agora é to tipo CVT com simulação de 7 marchas.
Por outro lado, a Volkswagen é conhecida pelos ótimos câmbios manuais, com engates precisos e curtos e com 5 marchas, foi a receita escolhida para a nova Saveiro extreme CD. O motor é o famoso EA211 de 1,6 litro de 116 CV com etanol e 106 cv com gasolina , e torque máximo de 16,1/15,4 mkgf (A/G) a patir de 4000 rpm.
Entendo que foi um posicionamento da marca alemã, mas conheço muitos fãs que estavam esperando os motores TSI com câmbio automático e ficaram frustrados, pois a Saveiro tem um apelo mais urbano que a Strada e combinaria muito com essa configuração.
Bodybuilders
Pickup é para pegar peso, certo? Sim… e não. Essas pickups compactas geralmente andam vazias ou com no máximo as tralhas da viagem de fim de semana. Apenas lembrando que estamos falando de dois modelos topo de linha com preços que passam dos 130 mil reais e ainda são escolhidas como o único carro da família.
A Saveiro tem a capacidade de carga de 638 kg com o volume de 580 litros. Já a Strada tem na caçamba o volume de 844 litros com capacidade máxima de 650 kg de carga. Outro número importante é a capacidade de reboque, e ambas podem rebocar 400kg. No final a Strava carrega mais peso e mais volume na caçamba.
Segurança e vida a bordo
Quando falamos em segurança, nossa família vem logo em nossos pensamentos, então escolher um carro que dispõem de itens de segurança é essencial. Os dois modelos têm além dos obrigatórios airbag do motorista e passageiro, freios ABS nas quatro rodas, controle de tração e estabilidade.
A Strada conta ainda com mais dois airbags laterais, câmera e sensor de estacionamento, sistema isofix para as cadeiras das crianças. Já a Saveiro têm apenas os itens básicos obrigatórios, além do controle de descida em rampas e freio a disco nas quatro rodas. Para entreter os ocupantes, os dois veículos têm sistema de som com central multimídia, bancos em couro, mas a Strada entrega mais itens de série, como carregador por indução e ar-condicionado digital.
Onde seu dinheiro vale mais?
Por R$132.990 a Strada Ultra CD 1.0 Turbo é a mais cara o comparativo (R$114.580 Saveiro Extreme CD), contudo, entrega mais itens de série a acabamento exterior e interior melhor. Quando falamos em seguro, pela cotação feita agora no mês de lançamento das duas, o seguro da Strada saiu ligeiramente mais caro, mas as revisões até os 60.000 Km informados pelo fabricante foram mais caras para a Saveiro.
Em números de desvalorização, a Saveiro desvaloriza ligeiramente mais que a Strada, mas vale lembrar que com a nova estratégia da Volkswagen, o valor de aquisição da Saveiro é mais em conta que o carro da Fiat, contudo, você leva menos conteúdo.
Olhando para a posição de as duas topo de linha, cabine dupla e com mimos para os ocupantes, é notável que estamos diante de carros que serão mais utilizados para o lazer da família do que para o trabalho, então, pague um pouco mais e vai de Fiat Strada que sua família vai ser bem atendida com os itens que a pickup oferece.
Agora conta aqui, na sua opinião, qual leva a melhor? O que você achou da adoção do motor turbo e câmbio CVT numa pickup compacta? Adoramos saber sua opinião e até mais!