Existe um fato que não podemos contestar: a Strada é um sucesso na história da FIAT do Brasil, e será que aquela primeira Strada de 1998 é tão diferente assim do modelo de 2024?
Descubra o que mudou, se existe evolução, se os defeitos foram sanados e o que os donos dizem neste comparativo entre a Strada 1998 de primeira geração e a Nova Strada Endurance 2024.
O nascimento da lenda
O ano era 1996, e o Palio surgia para encarar o Gol e Corsa na liderança do mercado de compactos. Derivadas de compactos, a Saveiro, Courier, pickup Corsa e Fiorino eram as opções que existiam. Contudo, ainda faltava um produto que fosse refinado e ainda assim fosse valente para o trabalho. Então, em 1998 a Fiat lança a Strada, uma pickup derivada do Palio para encarar o difícil trabalho de substituir a Fiorino e lutar pelo topo do ranking com a Saveiro e pickup Corsa.
Pulsar do coração
A primeira geração da Strada tinha três opções de motores e acabamentos: o econômico e fraco Working 1.5 (76 cv), a pseudoaventureira Trekking 1.6 8v (92 cv) e a melhor acabada LX 1.6 16v (106 cv).
Hoje, a Strada Endurance 2024 conta com o motor 1.3 Firefly 8v (107 cv etanol / 98 cv gasolina). Claro que houve uma evolução nos motores, e com menor cilindrada a Fiat extrai potências superiores aos 106 cv da versão LX de 1.6 litros e 16 válvulas, resultando em melhores números de consumo.
Com consumo divulgado na época, a Strada LX 1.6 fazia 10.7 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada enquanto a versão Endurance 2024 faz 12,9 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada abastecidas com gasolina.
Em busca de espaço
A Strada surgiu com a cabine simples, afinal era seu dever ter um bom espaço na caçamba, com dimensões externas de 4,39 metros, ela pouco cresceu nesses anos, tendo agora na versão cabine simples Endurance 4,44 metros.
Na caçamba a história foi diferente, com o aumento de mais de 250 litros, a versão moderna conta com 1354 litros de volume e capacidade de carga de 720kg, enquanto a versão de 1998 contava com 1100 litros de volume e 705kg de capacidade de carga.
Conforto a bordo
É notável que existiu evolução na Strada de 1998 em relação a Fiorino pickup, e como o projeto do Palio era novo, o interior da pickup ficou também muito moderno e requintado, possuindo rádio com toca-fitas, ar-condicionado, vidros elétricos e travas com o moderno comando pelo controle remoto do chaveiro e direção hidráulica.
Na versão atual, a Endurance conta com além do tradicional ar-condicionado, vidros elétricos e travas, direção hidráulica, conta com airbags, freios ABS, protetores de caçamba, controles eletrônicos de estabilidade, hill holder, e o famoso TC+, que é um controle de tração que auxilia o motorista em condições onde uma das rodas dianteiras perde aderência ou contato com o solo.
Ainda que o espaço interno era limitado, não fazia feio frente às concorrente da época, mas sua virada de chave veio com a adoção da cabine estendida, que diminuía o espaço da caçamba e aumentava o espaço atrás dos bancos em 300 litros, sendo possível colocar 2 bolsas médias.
Na versão Cabine simples de 2024, o espaço melhorou consideravelmente em relação ao modelo de 1998, pois foi adotado portas vindas do Mobi e painel que prioriza o espaço interno.
Carregando a receita do sucesso
O sucesso da Strada pode ser resumido em duas palavras: Robustez e confiabilidade. A robustez mecânica sempre foi algo priorizado pela Fiat ao lançar a Strada, e mesmo com motores Fiasa nas versões de entrada em seu lançamento, durante sua longa jornada no mercado brasileiro, a Fiat foi alterando toda a gama para motores fire, e-tork e firefly, que têm boa durabilidade e facilidade no mercado de peças de reposição.
A suspensão é um diferencial desde a época da Fiorino e também um dos seus principais atrativos. Com feixe de molas na traseira, a suspensão tem ótima capacidade de carga e aceita ser provocada pelos donos: há relatos e vídeos na internet de donos de Strada colocando mais de uma tonelada na picapinha…
Opinião dos donos
Quem sabe melhor sobre defeitos e qualidades de um carro que seus donos? Abaixo segue os principais relatos dos reais proprietários da Fiat Strada e saiba o que você poderá enfrentar na convivência com esta pickup
Strada CS 1998 primeira geração
Pontos positivos:
– Peças baratas de manutenção preventivas.
– Suspensão traseira robusta com uso de feixe de mola.
– Muitos itens de personalização, como alargadores de para-lamas, santo Antônio, grades de proteção, faróis auxiliares, quebra mato e itens internos como rádio.
– Motor com bastante potência nas versões 1.6 16v.
Pontos negativos:
– Consumo alto. Apesar de a fabricante anunciar um consumo na cidade de 10,7 km/l , muitos donos relatam médias abaixo de 7 km/l, que é excessivamente alto para um carro compacto.
– Câmbio impreciso, principalmente ao engatar a ré.
– Embreagem frágil. Muitos donos relatam problemas de embreagem desgastando prematuramente ou com excesso de peso no pedal.
– Vazamentos de óleo no cárter do motor. Sempre verifique se há vazamentos e troque as juntas para evitar problemas maiores.
– Acabamento interno simples, com uso de muitos plásticos.
– Barulhos na suspensão traseira. Infelizmente aqui não há milagres, o feixe de mola faz barulhos e é muito comum nas concessionárias o problema ser resolvido apenas graxa, que é um paliativo, voltando a apresentar o mesmo problema após alguns meses.
Strada CS Endurance 2024
Como a Strada CS Endurance 2024 é recém-lançada, existem poucos depoimentos dela na internet, contudo, como a Strada Freedom é basicamente o mesmo carro, estarei compartilhando as opiniões dos donos deste modelo também.
Pontos positivos:
– Consumo. O motor 1.3 que equipa a Strada é uma verdadeira obra de engenharia quando se fala em consumo, com relatos de donos surpresos com médias de 14 km/l na cidade com gasolina.
– Boa estabilidade, e muita oferta de equipamentos de conformo, contanto até com central multimídia.
Pontos negativos:
– Câmbio impreciso. Já vimos o mesmo defeito na Strada de primeira geração e ainda não foi corrigido.
– Muito barulho de acabamento. Donos da Strada de primeira geração quase nunca se queixam de barulhos no painel como os donos da nova Strada. Será uma herança genética vida do Mobi?
– Falta potência no motor. Apesar de econômico e esperto na cidade, o motor 1.3 desaponta na rodovia, principalmente em ultrapassagens.
– Barulho na suspensão.
A teoria de evolução
Como a Fiat Strada está fazendo 25 anos, é claro que a marca iria aprender com os erros e principalmente com as opiniões dos donos. Contudo, ainda vemos defeitos que já foram queixas de muitos proprietários e ainda assim continuam no carro, como o câmbio impreciso e barulhos na suspensão. Em compensação, outros defeitos foram corrigidos, como o consumo, e itens que sempre foram destaque ainda continuam lá, como a confiabilidade mecânica e suspensão robusta.
No geral, a Strada é líder na categoria pelo conjunto da obra, e atende muito bem as diversas peculiaridades dos clientes, enfrentando com valentia desde estradas de terras mal conservadas no interior até o transporte de cargas em cidades grandes.
Agora conta aí se você já teve ou se tem uma Strada, e qual a sua experiência com ela. Gostaria muito de saber se você acha que a Strada é um bom carro para o trabalho ou para lazer! Abraços e até a próxima.