Duster 4×4: um SUV com algo a mais

Desde o seu lançamento em 2012, o Duster 4×4 ou como chamado oficialmente Duster 4WD, é sinônimo de robustez e valentia fora das estradas. Mas será que é isso mesmo? Descubra agora!

Marcando a entrada da Renault no segmento dos SUVs compactos com tração integral, o Duster era oferecido em 3 versões de acabamento, 1.6 sem nome, Expression e a topo de linha Dynamique, e com duas opções de motor (1.6 e 2.) além de três opções de câmbio (manual de 5 marchas, manual de 6 marchas e automática com 4 marchas), a versão do Duster  4×4  era sempre oferecida com versão de acabamento Dynamique com câmbio manual de 6 marchas.

Desenvolvido sobre a plataforma B0, compartilhada com outros modelos da Renault e da Dacia, o Duster 4×4 foi projetado para enfrentar tanto o trânsito urbano quanto caminhos mais desafiadores, destacando-se por sua capacidade off-road e resistência. Sua robustez é herança dos produtos da Romana Dacia, uma marca do grupo Renault.

Duster 4×4 é um SUV de verdade?

Apesar das capacidades off road, altura do carro em relação ao solo e tração nas quatro rodas e que alguns donos usam o carro para situações fora de estrada e trilhas, o Duster 4×4 não era considerado um jipe ou um veículo SUV pela legislação brasileira. Contudo, em 2023 o INMETRO reclassificou a categoria e agora sim o Duster é classificado como um SUV.

 Ficou confuso? Sem problemas, vamos explicar melhor:

 Portaria do INMETRO

A portaria nº 169, de 03 de maio 2023 define as categorias:

Veículo utilitário esportivo compacto 4×4:

Peso total máximo: 3.856kg

  • Máximo 8 passageiros
  • Provido de tração nas 4 rodas
  • Área de até 8m²
  • Desprovido de caçamba
  • Atender no mínimo 4 das seguintes características:
  1. ângulo de ataque mínimo de 23°;
  2. Ângulo de saída mínimo de 20°;
  3. Ângulo de transposição de rampa mínimo de 10°;
  4. Altura livre do solo, entre os eixos de no mínimo 200mm;
  5. Altura livre do solo, sob os eixos de no mínimo 180mm;

Agora vamos conhecer um pouco da ficha técnica do Duster 4×4:

  • Peso vazio: 1353kg
  • Carga útil: 493kg
  • Ocupação: 5 passageiros
  • Ângulo de ataque 30°;
  • Ângulo de saída mínimo de 35°;
  • Ângulo de transposição de rampa 22°;
  • Altura mínima livre do solo mínimo 210mm;

Com este dados da ficha técnica pode-se observar que  o Duster 4×4 cumpre todos os requisitos, e fica definitivamente  claro que é um SUV compacto 4×4.

Mas se o Duster é classificado como um SUV compacto 4×4, porque ele não tem a opção de motor à diesel, como o Renegade?

Neste caso a legislação brasileira diz o seguinte:

Resolução nº 23/1994 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), restringe o uso de motores a diesel em veículos de passeio, e apenas veículos com capacidade de carga superior a 1.000 kg ou SUV com tração 4×4  com reduzida, ou ainda para transporte de mais de 8 passageiros podem usar motores a diesel.

O Renault Duster 4×4, sendo um SUV compacto destinado principalmente ao uso urbano e off-road recreativo, não tem a opção de reduzida, impossibilitando a oferta de uma versão com motor a diesel no mercado brasileiro.

Rivais do Duster 4×4

O Renault Duster 4×4 compete diretamente com o Jeep Renegade 4×4, um dos principais SUVs compactos do mercado brasileiro. O Renegade é oferecido em diversas versões de acabamento, como Longitude, Limited, e Trailhawk, se destaca por seu design icônico e robustez. A versão Trailhawk, em particular, é conhecida por sua capacidade off-road superior, com recursos como suspensão elevada, ganchos de reboque e modos de condução específicos para terrenos diferenciados.

Em comparação, o Duster 4×4 oferece um excelente custo-benefício e é elogiado por sua confiabilidade mecânica e manutenção acessível. Embora o Renegade apresente um interior mais refinado e tecnologias avançadas, como central multimídia de última geração e assistentes de condução, o Duster se sobressai pela durabilidade e pelo desempenho sólido em diversas condições de estrada. Proprietários do Duster valorizam a simplicidade e a robustez do modelo, que se mostra eficiente tanto na cidade quanto em trilhas leves.

Renegade e Ecosport
Renegade e EcoSport

Outros concorrentes do Duster 4×4

Além do Jeep Renegade, o Duster 4×4 enfrenta concorrência de outros SUVs compactos com tração integral. Modelos como o Ford EcoSport Storm e o Suzuki Vitara AllGrip também são alternativas na mesma categoria.

O Ford EcoSport, com seu acabamento honesto e opções de motorização 1.5, 1.6 e 2.0, atrai consumidores que buscam um SUV versátil, barato e com bom desempenho urbano. Já o Suzuki Vitara se destaca pelo bom acabamento e motorização, oferecendo uma condução dinâmica e eficiente tanto na cidade quanto em terrenos off-road.

vitara allgrip
Vitara all Grip – Divulgação

Escolher entre esses concorrentes depende das prioridades individuais de cada comprador. Enquanto o Renegade pode ser a escolha ideal para quem busca tecnologia e acabamento superior, o Duster 4×4 é perfeito para aqueles que valorizam resistência, baixo valor de aquisição e custo-benefício. Por outro lado, o EcoSport e o Vitara podem atrair consumidores que procuram um equilíbrio entre desempenho, conforto e capacidade off-road.

 Em suma, o Duster 4×4 se mantém competitivo no mercado devido às suas qualidades e preço acessível, mas enfrenta uma concorrência acirrada que também oferece excelentes opções no segmento de SUVs compactos com tração integral.

Principais qualidades do Duster 4×4

Os proprietários do Duster 4×4 frequentemente destacam sua robustez e durabilidade como pontos fortes. A capacidade off-road é outro destaque, com muitos usuários satisfeitos com o desempenho em terrenos acidentados, ainda que o carro não tenha caixa de reduzida ou bloqueios de diferenciais.

duster 4x4
Duster 4×4 – divulgação

A manutenção relativamente barata e o consumo de combustível, para um SUV, também são frequentemente mencionados. Além disso, o espaço interno e o conforto para os passageiros são elogiados, tornando-o uma opção prática para famílias e aventureiros.

Defeitos do Duster 4×4

Apesar de suas qualidades, o Duster 4×4 não está isento de críticas. Alguns proprietários apontam que o acabamento interno deixa a desejar, com materiais considerados de qualidade inferior. Outros reclamam do nível de ruído interno, especialmente em estradas de terra.

Problemas elétricos esporádicos e a falta de algumas tecnologias presentes nos concorrentes mais modernos também são mencionados. No entanto, muitos desses pontos são considerados menores em comparação com os benefícios oferecidos.

Quanto custa um Duster 4×4?

Conheça abaixo o preço do Duster 4×4, baseado na tabela FIPE no mês de julho de 2024.

Ano de Fabricação | Preço (Tabela Fipe)

2012              | R$ 44.845

2013              | R$ 46.809      

2014              | R$ 51.760          

2015              | R$ 53.780    

2016              | R$ 62.145          

2017              | R$ 65.520

2018              | R$ 68.117

2019              | R$ 71.338

2020              | R$ 76.451          

Qual foi o último ano da Duster 4×4?

Fabricado no Brasil desde 2012, o fatídico ano de encerramento de produção do Duster 4×4 foi em 2020. A Renault deu explicações que era caro manter o carro em linha com as vendas da versão tão baixas. Como a vida dos produtos giram em torno de suas vendas, a Duster 4×4 saiu de linha no Brasil, mas continuou sua vida junto com a Oroch 4×4 na Argentina e em países vizinhos.

Duster 4wd argentino
Duster 4WD argentino

Funcionamento da Tração do Duster 4×4: Qualidades e defeitos

O sistema de tração integral do Renault Duster 4×4 é projetado para oferecer melhor desempenho tanto em terrenos baixa aderência quanto em uso em estradas pavimentadas. Ele utiliza um sistema eletrônico que distribui automaticamente a força entre as rodas dianteiras e traseiras, conforme necessário.

 O motorista pode escolher entre três modos: 2WD, Auto e Lock. No modo 2WD, o Duster opera com tração dianteira, ideal para economia de combustível em estradas pavimentadas e com boa aderencia. O modo Auto distribui a tração conforme a necessidade do carro, dividindo a força em até 50% entre os eixos, enquanto o modo Lock mantém a tração integral ativada, sendo indicado para situações mais extremas de pouca aderência. Lembrando apenas o sistema Lock funciona até os 80 km/hora.

botão seletor tração duster 4x4
Botão seletor tração Duster 4×4

Qualidades

As vantagens do sistema de tração 4×4 do Duster são numerosas. Primeiramente, ele proporciona maior segurança em condições adversas, como chuva, neve ou lama, melhorando a estabilidade e a aderência do veículo. Além disso, o modo Lock permite enfrentar trilhas leves e terrenos irregulares com mais confiança, tornando o Duster uma escolha popular entre os entusiastas de off-road leve.

A versatilidade do sistema também é um ponto positivo, permitindo ao motorista adaptar a tração às condições de condução com facilidade, já que o sistema não usa uma caixa de transmissão reduzida.

Defeitos

No entanto, a tração integral do Duster 4×4 também apresenta algumas desvantagens. Um dos principais pontos negativos é o aumento do consumo de combustível quando comparado aos modelos com tração dianteira, especialmente quando a tração 4×4 está constantemente ativada.

Além disso, a manutenção do sistema de tração pode ser mais complexa e cara, devido à maior quantidade de componentes mecânicos e eletrônicos envolvidos. O peso adicional do sistema de tração integral também pode afetar o desempenho geral do veículo, tornando-o menos ágil em algumas situações.

Alguns problemas relatados por proprietários do Duster 4×4 incluem falhas no sistema eletrônico de controle de tração, que podem levar a uma distribuição inadequada da força entre as rodas ou erros no acoplamento da tração nas rodas traseiras.

 Em alguns casos, a ativação do modo Lock pode ser difícil ou demorar mais do que o esperado, especialmente em condições de frio extremo (não muito comum na maior parte do Brasil). Também há relatos de ruídos estranhos provenientes do sistema de tração, que podem ser incômodos para alguns motoristas. Apesar destes relatos, o sistema integral do Duster 4×4 é robusto e confiável.

Manutenção do Duster 4×4

Manter o Renault Duster 4×4 em boas condições é essencial para garantir sua durabilidade e desempenho, especialmente para aqueles que frequentemente utilizam o veículo em terrenos off-road. A manutenção regular é fundamental para prevenir problemas maiores e prolongar a vida útil do SUV. No entanto, alguns aspectos específicos do Duster 4×4 demandam atenção especial.

Tração Integral

Uma das principais dificuldades na manutenção do Duster 4×4 é o sistema de tração integral. Este sistema possui componentes adicionais, como o diferencial traseiro e a unidade de transferência, que requerem inspeções e manutenções periódicas.

É crucial verificar regularmente a lubrificação e o estado das juntas homocinéticas, bem como garantir que não haja vazamentos de óleo nos diferenciais. Além disso, o sistema eletrônico de controle de tração deve ser inspecionado para assegurar seu correto funcionamento.

Suspensão

Outro ponto que exige atenção é a suspensão, que no Duster 4×4 é mais robusta para suportar o uso em terrenos acidentados e para comportar o sistema de tração integral, a suspensão traseira é do tipo multilink independente. É importante verificar o estado dos amortecedores, buchas, e componentes da suspensão, substituindo-os quando necessário. A suspensão dianteira e traseira devem ser alinhadas e balanceadas regularmente para evitar desgaste irregular dos pneus e melhorar a estabilidade do veículo.

Comparado ao Duster com tração dianteira, a versão 4×4 possui algumas diferenças significativas na manutenção. A presença da tração integral aumenta a complexidade e, consequentemente, os custos de manutenção. Componentes adicionais, como os eixos de transmissão traseiros e o sistema de acoplamento, necessitam de cuidados extras. Além disso, o peso adicional do sistema de tração 4×4 pode causar um desgaste mais rápido de alguns componentes, como os freios e pneus.

Manutenção preventiva

Além dos itens específicos da versão 4×4, é essencial manter a manutenção básica em dia. Isso inclui trocas regulares de óleo, filtros de ar e combustível, e verificações periódicas do sistema de freios. A inspeção regular do sistema de escape, principalmente após trilhas off-road, também é recomendada para garantir que não haja danos ou obstruções.

Interior Duster 4wd
Interior Duster 4wd

Em resumo, a manutenção do Duster 4×4 exige uma atenção maior a componentes específicos da tração integral e da suspensão. Apesar das dificuldades e custos adicionais, a manutenção adequada garante que o veículo continue oferecendo seu excelente desempenho tanto na cidade quanto em terrenos mais difíceis.

 Para obter o melhor resultado, é aconselhável seguir o cronograma de manutenção recomendado pela Renault e contar com serviços de mecânicos especializados em veículos com tração 4×4. Apenas para lembrar, um sistema integral danificado é  muito mais caro para ser reparado do que um sistema 4×2.

Vale a pena ter um Duster 4×4?

Adquirir um Duster 4×4 vale a pena para quem busca um SUV robusto, com boa capacidade off-road e custo de manutenção acessível. É uma ótima opção para famílias que precisam de espaço interno e conforto mediano, além de aventureiros que enfrentam trilhas leves ou para aquelas pessoas que tem um sítio e precisam sempre pegar uma estrada não pavimentada. No entanto, para aqueles que priorizam acabamento interno de alta qualidade e tecnologia avançada, outras opções podem ser mais atraentes.

 Em resumo, o Duster 4×4 é um veículo confiável e versátil, ideal para quem valoriza resistência e praticidade.

Nossa opinião

O Renault Duster 4×4 é um SUV que se destaca por sua robustez, versatilidade e excelente custo-benefício. Suas qualidades, como a capacidade off-road, a manutenção acessível e o espaço interno generoso, fazem dele uma escolha inteligente  para quem busca um veículo confiável para enfrentar tanto o trânsito urbano quanto trilhas leves. Comparado aos concorrentes, como o Jeep Renegade, o Duster oferece uma combinação única de simplicidade e eficiência, atendendo às necessidades de quem valoriza resistência e praticidade.

Se você está pensando em adquirir um SUV que seja capaz de enfrentar terrenos mais desafiadores com confiança e que ofereça um ótimo custo-benefício, o Duster 4×4 pode ser a escolha certa para você. Para saber mais sobre as experiências dos proprietários, não deixe de ler a reportagem “Opinião Sincera dos Donos de Duster”.

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