Fala meus amigos! Se você anda muito por estradas de chão ou sua cidade tem aqueles buracos que parecem crateras lunares e lombadas que são mais altas do que o monte Everest, o VW Cross Fox é uma ótima opção no mercado de usados.
Neste guia de compra definitivo de compra, você vai conhecer a opinião sincera dos donos, os detalhes, os defeitos, as dicas de melhor versão e onde o bicho pega desse carro que até hoje ainda desperta o desejo dos aventureiros de plantão.
O significado do CrossFox
O ano era 2005, e o Fox tinha estreado no mercado brasileiro em 2003 no salão do automóvel, mas um estudo de design tinha chamada a atenção do público: um hatch com suspensão elevada, adesivos pela carroceria, alargadores de para-lamas, um quebra-mato na dianteira e um polêmico estepe pendurado na traseira do carro finalizava a receita do CrossFox.
Buscando o sucesso que a FIAT conseguiu emplacar com a Palio Weekend Adventure em 1999, o CrossFox tinha um apelo off road de um compacto mas com visual que remetia os jipes, e a suspensão elevada que cativou o público o que significava que o CrossFox enfrentava com maior vigor lombadas e buracos das ruas.
A evolução da Raposa
O CrossFox foi lançado em 2005 com o motor EA111 1.6 litros, 8 válvulas e 103 CV, tinha uma velocidade máxima de 177 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos. Os números eram condizentes com os modelos da época e seus donos sempre elogiavam seu desempenho.
Em 2009 a raposa ganha sua segunda geração, remodelando o para-choque, corrigindo o suporte do espete e melhorando muito seu interior, que sempre foi conhecido pelo acabamento simples e com uso de muito plástico.
A segunda geração também fez a estreia do câmbio I-motion, um sistema automatizado de 5 velocidades e com muitas polêmicas, até hoje assusta os compradores dos modelos usados, devido seus constantes problemas.
A terceira e última geração do CrossFox chegou em 2015 com novidades mecânicas, com adoção do motor EA211 1.6 litros, 16 válvulas, o modelo rendia 120 CV e dava um fôlego extra ao carro, sem comprometer muito o consumo. O visual também seguiu a evolução, e para mim foi o desenho mais bonito em sua história de produto, com linhas agressivas e visual alinhado com os produtos da Volkswagen da Europa, saindo de linha em 2017.
CrossFox usado ainda vale a pena?
Meus amigos, se você não precisa de muito espaço no porta-malas (apenas 260 litros na primeira geração), mas faz questão de carro compacto por fora e que aproveita bastante o espaço para os ocupantes do veículo, o CrossFox vai te atender perfeitamente!
Mesmo as versões mais antigas da primeira geração possuem mais pontos positivos do que defeitos, e se você puder escolha modelos da segunda geração ou terceira, pois os defeitos que mais incomodam foram sanados e a convivência com o carro vai ser tranquila.
As versões mais novas são as mais tecnológicas, e contavam com sistema de navegação por GPS, sensores de chuva, retrovisor eletrocrômico, e até teto solar existia na lista de opcionais
Onde o bicho pega?
Quem compra um carro usado sabe que as manutenções preventivas devem estar em dia, e que um veículo bem cuidado provavelmente não vai deixar seu dono na estrada, então preparei abaixo alguns exemplos de valores dos principais kits que são trocados em revisão, é só clicar sobre o kit que levará até uma loja confiável parceira com os preços atualizados. Tomei como base o modelo de primeira geração que ainda utiliza o motor EA111 1.6 8 válvulas e seu custo de manutenção é pelo menos 40% menor que o motor EA211 1.6 16 vávulas:
REVISAO TROCA DE ÓLEO E FILTROS
Lembre-se que os carros usados podem conter vícios ou defeitos que apenas uma “olhadinha” superficial não detecta, e para isso eu preparei essa matéria aqui para ajudar você a saber o que deve ser verificado ao comprar um carro usado.
CrossFox VS EcoSport VS Stepway
Apesar de ter tamanhos diferentes, CrossFox, EcoSport e Stepway concorriam o mesmo público devido sua faixa de preço. O EcoSport apensar das dimensões externas maiores, tinha praticamente o mesmo espaço interno do CrossFox e seu porta malas era ligeiramente maior (300 litros), e o Stepway contava com maior espaço interno e maior porta-malas (320 litros).
Na hora da revenda, tanto o EcoSport quanto o CrossFox fazem bonito, tendo boa aceitação no mercado de usados, principalmente se comparado ao Stepway. Outro fator importante de verificar são as peças, que normalmente são mais caras para o veículo da Ford, seguido de Renault e VW.
No quesito tecnologia, o CrossFox de segunda e terceira geração fazem frente ao Stepway e EcoSport, mas nas versões de primeira geração os modelos são equivalentes. Nos três carros existiam várias opções de motores, o Stepway é sempre 1.6 com 112 CV nas primeiras versões e 118 CV nas versões do ano 2017 em diante . O EcoSport foi lançado com versões 1.6 e 1.0 supercharger, mas durante sua vida foi ganhando motores maiores e mais modernos como o Duratec 2.0 e 1.5.
Ainda recomendamos o CrossFox?
Claro que recomendamos o CrossFox! Por suas qualidades como durabilidade, suspensão alta e robusta, equipamentos de série nas versões mais novas, preço e mercado de revenda, custo de manutenção baixo comparado com o segmento além do consumo ser condizente com a proposta, fazem deste carro uma ótima opção.
Espero que você tenha tirado suas dúvidas sobre a compra de um CrossFox, contudo, se ainda tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que irei te ajudar! Nos vemos na próxima aventura de carros usados!