O sandero Stepway de primeira geração ainda chama atenção nas ruas, pelo visual que remete carros fora de estrada, os famosinhos SUVs , e pela altura do solo, que ajuda muito a encarar os desafios das cidades. Mas será que sua compra ainda vale a pena? Descubra agora a opinião sincera dos donos, seus defeitos, suas qualidades e os detalhes que agradam e desagradam seus proprietários.
História do Renault Sandero
A Renault chegou no Brasil na década de 90, e infelizmente ela escolheu para estrear na terra tupiniquim carros vindos da Europa, com problemas de motor, suspensão, manutenção e peças caras. Contudo, em 2004, sob o comando do presidente franco-brasileiro Carlos Ghosn, lançaram no Brasil o modelo Logan, um projeto em parceria com a marca subsidiária Dacia, e voltado para mercados emergentes.
Aproveitando o sucesso e a plataforma do Logan, em 2007 a engenharia da Renault do Brasil em conjunto com a engenharia da romena Dacia, lançou o Sandero. Seu foco de projeto era atender o leste europeu e os países latino americanos, aliado a robustez mecânica e baixo custo de manutenção.
O que os donos dizem do Sandero Stepway?
O que os donos amam:
– Espaço interno: Como é derivado do Logan possui 4,09 metros de comprimento e 2,59 metros de entre-eixos, o habitáculo possui bastante espaço para motorista de passageiros do banco de trás, mas isso não quer dizer que os bancos são confortáveis.
-Volume do porta-malas: possui 320 litros de volume e garante bom espaço para categoria.
– Altura da suspensão: este item todos os donos elogiam, pois para quem se aventura em estradas de chão indo para o sítio ou mora em lugares com muito quebra-molas, a distância do solo de 18,5 cm faz mais bonito que muitos SUVs urbanos.
– Visual: A aparência ainda chama a atenção, e se você gosta do estilo fora de estrada, o Renault Stepway é um prato cheio. Alargadores de para-lamas, rack no teto, suspensão elevada e adesivos compõem o visual.
O que os donos odeiam:
– Consumo de combustível : O Sandero Stepway tem médias de 12 km por litro, relatados por muitos donos, o que para muitas pessoas é aceitável, contudo é comum médias abaixo de 9Km por litro em trechos urbanos.
– Fragilidade da suspensão: Olha que interessante, um carro com suspensão elevada mas que apresenta com certa frequência problemas em bieleta, coxim, pivô, terminais de direção e outras peças. Então, tomem bastante cuidado e já façam os cálculos para uma revisão mais detalhada na suspensão.
– Acabamento: se você não gosta de escola de samba ou não gosta de ouvir música alta, eu não aconselho este carro. A maioria das opiniões sobre acabamento foi negativa, desde barulhos do vento nas portas, desencaixe de peças, quebras e parafusos à mostra.
– Motor fraco em rodovias: a versão 1.6 8 válvulas conta com 106 cv (Etanol) e 98 cv (Gasolina) e coleciona reclamações de donos na internet. Na versão 1.6 16 válvulas tem 112 cv (Etanol) / 107 cv (Gasolina) e na atualização feita na linha 2017 com a adoção do motor SCE, a potência foi para 118 cv com etanol e 115 cv com gasolina.
– Estepe fixado embaixo do carro: É fato que quando o porta-malas está carregado, tirar o espete é uma tarefa trabalhosa, e por isso a Renault optou por colocar o pneu reserva embaixo do carro, contudo, os donos reclamam de roubos e sujeira no pneu.
– Pastilhas de freio dianteiras: Mais um item com muita reclamação dos donos. Desde a desgaste prematuro até desgaste irregular nas pastilhas do lado interno maior que as externas e lentidão para frear sãos as principais queixas dos donos.
– Marcador de combustível: muitas queixas de proprietário de imprecisão nas marcações ou simplesmente parou de funcionar. Fique de olho para não ter pane seca!
Como de costume, os pontos negativos assustam, mas convenhamos, sempre estamos buscando pelo melhor produto e valorizamos nosso rico dinheirinho. Um ponto que merece atenção ao comprar qualquer carro usado, é o seu estado de conservação e se suas manutenções estão em dia, e aqui tem dicas importantes de compra de usados.
Quanto custa manter um Sandero Stepway ?
Um cálculo que deve ser feito ao fazer o PIX e sair dirigindo seu Stepway é os gastos para manter o carro durante o ano. Revisões preventivas, IPVA, seguro e peças que são de desgaste comum são pontos que tiram o nosso sono, mas, se tudo for analisado com muita calma e atenção, você jamais terá surpresas na conta do mecânico.
REVISÕES: Realizadas a cada 10.000 quilômetros, o kit com a troca de 5 litros de óleo, filtros de ar do motor, filtro de combustível e filtro de óleo tem valores compatíveis com o mercado, e são encontrados por volta de R$360,00.
IPVA: o bendito imposto tem uma variação de valor por cada Estado, mas varia de 1% a no máximo 4% do valor FIPE.
PNEUS: usando os pneus 205/55R16, os preços começam em R$300,00 para modelos importados e passam de R$800,00 nos modelos de uso misto.
SEGURO: o seguro é um item que essencial para proteger seu patrimônio em caso de eventualidades, e tem um custo anual de 7% do valor da tabela FIPE, sempre dependendo do perfil do dono.
Opinião sincera do Stepway de primeira geração
Sem dúvida, o Sandero Stepway de primeira geração é uma escolha que ainda desperta interesse entre os compradores de carros usados. Como pontos fortes, proprietários elogiam a aparência robusta e a altura elevada em relação ao solo, conferindo uma sensação de SUV compacto devido também a posição de dirigir. Além disso, o espaço interno generoso e o porta-malas amplo para a categoria são características apreciadas por quem busca praticidade.
No entanto, é importante considerar os pontos fracos também, afinal alguns pontos incomodam muito. Alguns donos relatam que o isolamento acústico e a qualidade dos materiais internos podem deixar a desejar, resultando em um nível mais elevado de ruído do motor e da estrada. Outro ponto importante é o desempenho do motor que é apenas satisfatório para uma condução urbana. O motor pode deixar a desejar em situações de ultrapassagem ou em rodovias, então muita cautela ao conduzir.
A economia de combustível é um tópico que divide opiniões. Enquanto alguns proprietários elogiam a eficiência do Sandero Stepway, outros sentem que os números ficam aquém do esperado, especialmente em condições de tráfego intenso.
Em termos de segurança, é importante destacar que a primeira geração do Sandero Stepway não oferece todos os recursos avançados presentes em modelos mais recentes. Na parte de tecnologia fica devendo itens como central multimídia com Android Auto ou Apple Car Play, mas ao menos tem um radio com bluetooth. Por isso, se a segurança é uma prioridade para você, é fundamental verificar os equipamentos de proteção disponíveis no veículo em questão e se não atender suas expetativas, é melhor escolher outro modelo.
Vale a pena ainda comprar um Stepway de primeira geração?
No geral, a decisão de adquirir um Sandero Stepway de primeira geração dependerá das necessidades e preferências individuais. Para aqueles que valorizam espaço interno, visual robusto e custo-benefício, o carro pode ser uma opção atraente. Contudo, é aconselhável realizar uma avaliação minuciosa do estado do veículo e considerar as opiniões de proprietários reais antes de finalizar a compra, mas o Sandero Stepway ainda vale a pena!
Espero que eu tenha te ajudado, e qualquer dúvida comenta aqui em baixo, e se você já tem o modelo comenta também sua opinião para ajudar quem quer adquirir o modelo. Abraços!