A Seat, tradicional marca espanhola do grupo Vokswagen, tem praticamente sua aposentadoria decretada com a forma de produção que conhecemos. A notícia foi dada pelo CEO da VW, Thomas Schäfer, durante o Salão de Munique, o IAA Mobility 2023.
O futuro da marca decretado pelo CEO é curto e certo: “O futuro da Seat é a Cupra”, declarou Thomas Schafer. Apenas para situar o que é a Cupra, é uma divisão esportiva da marca que tratava dos projetos mais quentes da marca, e segundo o próprio CEO, terá mais potencial de receber investimentos e tendência de maior crescimento.
Morre mas ressuscita?
A comunicação oficial da Seat após essa declaração polêmica emitiu uma nota, contestando a fala do CEO afirmando que “há relatos imprecisos em alguns meios de comunicação de que o Grupo Volkswagen vai parar de produzir carros sob a marca Seat”.
O que foi apurado, no entanto, é que Seat pode virar uma empresa que recuperará e recondicionará veículos de várias marcas do Grupo Volkswagen, uma espécie de recicladora. Outra hipótese é que no futuro, a Seat se torne uma submarca de baterias, realizando reparação, reutilização e reciclagem das peças visando os carros elétricos do grupo.
Marca de relevância ?
A Seat vendeu de janeiro a julho de 2023 discretos 155.355 veículos, ocupando 19º lugar em vendas na Espanha, acumulando resultados ruins para a marca no grupo Volkswagen. A fabricante já vendeu seus carros no Brasil nos anos 90 com a abertura das importações, mas nunca foi um sucesso em números no mercado brasileiro.
Infelizmente, as marcas de pouco volume têm tendência de desaparecer, devido aos custos de produção e a busca por sustentabilidade e lucros cada vez maiores. Esperamos que estas marcas de pouco volume de vendas não desapareçam, pois muitos consumidores têm histórias em comum e se conectam com o estilo dessas marcas.